Saussure, o texto e o discurso. Cem anos de heranças e recepções

saussure-pytCruz, Marcio Alexandre, Piovezani, Carlos et Testenoire, Pierre-Yves (éds.), Saussure, o texto e o discurso. Cem anos de heranças e recepções. São Paulo : Parábola, 2016. 232p., ISBN : 978-85-7934-122-9

Quais são as heranças deixadas pelo Curso de linguística geral, um século depois de sua publicação ? Como se produziram as diversas recepções ao CLG ao longo desses cem anos ? O que resta de Saussure na linguística contemporânea ? Seu pensamento foi reivindicado ou rejeitado, assimilado ou ignorado pelas ciências da linguagem de nossos dias ? No diversificado conjunto dessas heranças e recepções, como o pensamento de Saussure está hoje presente especificamente nas linguísticas do texto e do discurso, abordagens assentadas no frequente anúncio de uma suposta superação da linguística saussuriana ?

Nesta obra, o leitor encontrará respostas para essas e outras perguntas. Os capítulos foram produzidos por pesquisadores de diferentes nacionalidades, reconhecidos por sua condição de eminentes especialistas nos campos da história das ideias linguísticas, da análise do discurso, da linguística textual e da semiótica. Em cada uma dessas contribuições, há uma serie de reflexões e análises originais sobre o papel desempenhado por Saussure no desenvolvimento das noções de texto e de discurso, tais como foram concebidas e modificadas no decurso desses cem anos do CLG.

 

Avec les contributions de : Driss Ablali, Jean-Jacques Courtine, Marcio Alexandre Cruz, Rossana De Angelis, Valdir do Nascimento Flores,  Luiza Milano, Clemilton Pinheiro, Carlos Piovezani, Christian Puech, François Rastier et Pierre-Yves Testenoire.


Vous aimerez aussi...

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *